Visão e Missão
VISÃO
Ser uma Faculdade de referência na promoção da excelência e inovação em Ciências Naturais para a prosperidade da sociedade.
MISSÃO
Desenvolver pesquisa, ensino e extensão em Ciências Naturais, Puras e Aplicadas. Constituir ponto de referência na produção, disseminação e promoção do conhecimento científico em Ciências Biológicas, Físicas, Geológicas, Matemáticas, Químicas e áreas afins, formando profissionais habilitados para lidar com os desafios e demanda da sociedade.
LEMA
Excelência e Inovação em Ciências Naturais
VALORES
- Rigor e competência: A comunidade da Faculdade de Ciências deve demonstrar a capacidade de operar de forma independente de acordo com as normas e pressupostos da qualidade, princípios e valores da Faculdade e com os mandatos e responsabilidades que possam ter impacto sobre as áreas laboral e de conhecimento.
- Criatividade: A Faculdade de Ciências estimula e valoriza a criatividade no campo da arte, inovação e cultura em Ciências Naturais.
- Trabalho em equipa: A Faculdade de Ciências dá primazia a promoção de grupos de pesquisa na investigação, ensino e extensão em Ciências Naturais.
- Liberdade académica: A Faculdade de Ciências pauta pela promoção da liberdade de expressão, criação e estabelecimento da agenda de ensino, investigação e extensão.
- Colegialidade: A Faculdade de Ciências é uma comunidade colegial de investigação, docentes, corpo técnico-administrativo e estudantes, cujas práticas académicas e de gestão são informadas por processos decisórios emanados dos Órgãos colegiais.
- Neutralidade: Todos os intervenientes da Faculdade são participantes activos de uma comunidade intelectual, alicerçada na cidadania académica, e o trabalho que fazem deve corresponder aos mais elevados padrões de integridade intelectual.
- Parceria e Cooperação: A Faculdade de Ciências estimula a cooperação e parcerias nacionais e internacionais na investigação, ensino e extensão em Ciências Naturais.
- Impacto na Sociedade: O envolvimento da Faculdade de Ciências nas actividades de pesquisa e extensão, preconiza harmonização dos curricula, fortalecimento de grupos de pesquisa, catalizadores de produtos de pesquisa que constituem modelos e exemplos demonstrativos para o desenvolvimento da sociedade.
- Internacionalização: Para se projectar como uma Faculdade do século XXI, virada para os desafios da sociedade de conhecimentos, a Faculdade estimula as ligações internacionais de pesquisadores e grupos de pesquisa.
OBJECTIVOS
- Fortalecer a capacidade institucional em meios humanos, de pesquisa e ensino em Ciências Naturais.
- Promover pesquisa fundamental e aplicada em Ciências Naturais de acordo com os padrões internacionais, e seguindo os princípios da ética e deontologia profissional.
- Desenvolver e adoptar novos cursos de Mestrado e Doutoramento em Ciências Naturais.
- Desenvolver actividades de extensão desde a acessoria técnico-científica aos diversos estudos incluindo demonstrações.
- Promover parcerias com instituições de pesquisa e o sector produtivo a vários níveis.